SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educaçãoComo as mães de uma creche domiciliar percebem o trabalho de tomar conta de crianças? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

OLIVEIRA, Ozerina Victor de  and  DESTRO, Denise de Souza. Política curricular como política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.28, pp.140-150. ISSN 1413-2478.

Nosso objetivo é discutir concepções de política curricular para caracterizar uma abordagem metodológica de pesquisa que evidencie processos contra-hegemônicos em políticas curriculares. Pressupomos a centralidade da cultura em termos epistemológicos, a ampliação do campo político e a lógica espacial não-binária dos estudos pós-coloniais. Desse exercício definimos política curricular como um processo histórico no qual diferentes protagonistas, imbuídos de seus projetos culturais/sociais, produzem tensões em torno da produção, circulação e consolidação de significados no currículo escolar, entendendo-a como uma política cultural. Sugerimos o deslocamento da abordagem metodológica hegemônica, ou seja, da perspectiva global/local para a perspectiva local/global, e consideramos um equívoco focalizar produção ou implementação, Estado ou cotidiano em pesquisas de política curricular. Enfim, pontuamos algumas questões que podem pautar estudos com essa perspectiva.

Keywords : Política Curricular; Política Cultural; Metodologia de Pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )