SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Filosofia da práxis e (neo)pragmatismoA noção de competência enquanto princípio de organização curricular author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ANTUNES, Fátima. Reformas do Estado e da educação: o caso das escolas profissionais em Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.29, pp.40-51. ISSN 1413-2478.

O ensaio de novas modalidades de provisão da educação teve em Portugal uma ilustração particularmente rica e complexa, protagonizada pela criação e desenvolvimento do subsistema de escolas profissionais. As características dessa inovação sociopolítica condensaram alguns dos principais vetores que posteriormente assumiram uma importância incontornável nas transformações sofridas pela administração do sistema de ensino, bem como em algumas das mais expressivas alterações verificadas em diversas áreas das políticas de bem-estar social; o subsistema de escolas profissionais organizou-se na sua gênese em torno da autonomia, privatização, mobilização social e regulação estatal. Essas constituíram tendências cujos desenvolvimento e articulação se encontram em diversas formas com algumas das mudanças produzidas, ao longo das últimas décadas, e desde há alguns anos com uma acuidade particular, nos serviços públicos em Portugal, incluindo a educação.

Keywords : Reforma do Estado; Governação da Educação; Políticas Sociais; Quase-Mercados em Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )