SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Como salvar a educação (e o sujeito) pela literatura: sobre Philippe Meirieu e Jorge LarrosaOs lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOARES, Tufi Machado. Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.29, pp.73-87. ISSN 1413-2478.

Neste estudo, modelos de regressão em três níveis hierárquicos (alunos, turmas e escolas) são construídos para explicar a proficiência dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, alcançada na avaliação de língua portuguesa do Programa Mineiro de Avaliação da Educação Básica (PROEB/SIMAVE-2002). Mostra-se que existe grande variabilidade explicada pelas diferenças entre as turmas, razoável variabilidade explicada pelas diferenças entre as escolas, além da enorme variabilidade explicada pelas diferenças entre os alunos. Encontrou-se, por meio da introdução das variáveis estudadas nos modelos, explicação para substancial parcela da variabilidade total.

Palavras-chave : Avaliação Educacional em Larga Escala; Modelos Hierárquicos de Regressão; Modelos de Três Níveis Hierárquicos; Partição da Variabilidade Total.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )