SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospitalO habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Enunciar-se, organizar-se, controlar-se: modos de subjetivação feminina no dispositivo da maternidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.29, pp.139-151. ISSN 1413-2478.

Objetiva analisar de que maneira o dispositivo da maternidade é organizado na mídia de forma a produzir modos de subjetivação feminina específicos. Com base em um referencial foucaultiano, caracteriza enunciar-se, organizar-se e controlar-se como técnicas de si efetuadas pelos sujeitos-mãe. Assim, realiza uma análise discursiva de dois conjuntos de materiais: um, composto por reportagens das revistas Veja e Caras, de 1992 a 2002, sobre "mães-famosas" (Cássia Eller, Luciana Gimenez, Vera Fischer e Xuxa); e outro, composto pela revista Crescer, no período de janeiro de 2001 a julho de 2002. Mostra como esse dispositivo organiza essas técnicas de si de modo a criar uma lógica em que o indivíduo-mãe é convidado a voltar-se para si mesmo e considerar que cuidar de si é cuidar do outro (seu filho), e no sentido de levar os indivíduos-mãe a se reconhecerem como objetos visíveis a si mesmos e a se enunciarem como sujeitos transformados pela prática materna.

Palavras-chave : Dispositivo; Maternidade; Mídia; Modos de Subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )