SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Enunciar-se, organizar-se, controlar-se: modos de subjetivação feminina no dispositivo da maternidadeAções afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Marilda da. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.29, pp.152-163. ISSN 1413-2478.

Este artigo objetiva definir o conceito intitulado "habitus professoral", esforço que vem sendo feito desde o fim da década dos anos de 1980, mas que somente no final dos anos de 1990 conseguiu alcançar uma estrutura teórica mais estável. "Habitus professoral" é o caminho teórico-metodológico da construção de um recurso explicativo dos comportamentos de professores, sobretudo, do re-endereçamento do objeto de estudo do ato de ensinar na sala de aula. Os lugares da teoria e da prática na formação e atuação docentes foram simultaneamente analisados, servindo de ferramentas para a formulação do conceito em questão. As idéias de Pierre Bourdieu e Edward Palmer Thompson (habitus e experiência) constituíram o núcleo do referencial teórico desta investigação.

Palavras-chave : Habitus Professoral; Ensino em Sala de Aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )