SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30Quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SAVIANI, Dermeval. O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.30, pp.21-35. ISSN 1413-2478.

O artigo destaca o papel desempenhado pelo professor Joel Martins na implantação, desenvolvimento e consolidação da pós-graduação no Brasil. Para atingir esse objetivo o texto reconstrói a trajetória de vida, estudos e trabalho de Joel Martins; mostra as iniciativas por ele tomadas na criação dos programas de estudos pós-graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); situa essas iniciativas no âmbito de uma preocupação mais ampla com a questão da qualificação docente e formação de quadros para desenvolver pesquisas na universidade; e conclui enfatizando a importância da contribuição de Joel Martins para a compreensão da especificidade da pós-graduação stricto sensu evidenciada na introdução da terminologia "programas de estudos pós-graduados" em lugar de "cursos" para caracterizá-la. A elaboração do trabalho baseou-se no testemunho do próprio autor e em depoimentos de Joel Martins colhidos por outros pesquisadores, sendo enriquecido por dois documentos inéditos.

Keywords : Pós-Graduação no Brasil; Joel Martins; Educação Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )