SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduaçãoA ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.30, pp.36-46. ISSN 1413-2478.

Quando nos preparamos para celebrar, em 2006, quarenta anos da normalização da pós-graduação, em sentido estrito, no país, é pertinente registrar a contribuição de um dos educadores que canalizou o melhor de seus esforços para a pós-graduação na área da educação, no período de 1970 a 1987. Na primeira parte deste trabalho, procuramos destacar o itinerário desse educador/pensador como um intelectual consciente de sua responsabilidade com a construção da educação brasileira e o processo de democratização da educação no país. Na segunda, mostramos como percebia um programa de pós-graduação em educação stricto sensu e sua atuação em programas do Rio de Janeiro. Nos programas em que atuou como docente pesquisador Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE-FGV) e Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , deixou suas marcas ao defender que a pós-graduação deveria buscar conciliar sempre o ensino prático com o teórico, e ao insistir que a pesquisa em educação deveria se caracterizar pela reflexão, em busca de suas raízes, suas categorias e seu processo, bem como pelo esforço de síntese. Afirmamos, enfim, que o melhor dos esforços desse educador foi canalizado para o universo acadêmico, atuando como professor, pesquisador e mestre de mestres.

Keywords : Durmeval Trigueiro Mendes; Pós-Graduação em Educação; Ensino e Pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )