SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30O protagonismo do professor Joel Martins na pós-graduaçãoA ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Durmeval Trigueiro Mendes e sua contribuição à pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.30, pp.36-46. ISSN 1413-2478.

Quando nos preparamos para celebrar, em 2006, quarenta anos da normalização da pós-graduação, em sentido estrito, no país, é pertinente registrar a contribuição de um dos educadores que canalizou o melhor de seus esforços para a pós-graduação na área da educação, no período de 1970 a 1987. Na primeira parte deste trabalho, procuramos destacar o itinerário desse educador/pensador como um intelectual consciente de sua responsabilidade com a construção da educação brasileira e o processo de democratização da educação no país. Na segunda, mostramos como percebia um programa de pós-graduação em educação stricto sensu e sua atuação em programas do Rio de Janeiro. Nos programas em que atuou como docente pesquisador Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE-FGV) e Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , deixou suas marcas ao defender que a pós-graduação deveria buscar conciliar sempre o ensino prático com o teórico, e ao insistir que a pesquisa em educação deveria se caracterizar pela reflexão, em busca de suas raízes, suas categorias e seu processo, bem como pelo esforço de síntese. Afirmamos, enfim, que o melhor dos esforços desse educador foi canalizado para o universo acadêmico, atuando como professor, pesquisador e mestre de mestres.

Palabras clave : Durmeval Trigueiro Mendes; Pós-Graduação em Educação; Ensino e Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )