SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educaçãoA Faculdade Interamericana de Educação na expansão da pós-graduação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

RAMALHO, Betania Leite  e  MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.30, pp.70-81. ISSN 1413-2478.

Historia a implantação dos cursos de mestrado e doutorado em educação nas regiões Norte e no Nordeste, a partir nos anos de 1970, assim como sua consolidação em programas de pós-graduação, nos anos de 1980 e de 1990, acompanhando os Planos Nacionais de Pós-Graduação. Marca o compromisso fundamental desses programas com o desenvolvimento regional, e em especial o desenvolvimento educacional. Privilegia a análise do desafio posto pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), a partir de 1996, no desenvolvimento e na afirmação dos referidos programas. Conclui explicitando os recursos necessários para o avanço e a efetiva institucionalização da pós-graduação em educação nas regiões Norte e Nordeste.

Palavras-chave : Pós-Graduação em Educação; Regiões Norte e Nordeste; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )