SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivasO sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GUTERRES, Clovis Renan Jacques  e  RAYS, Oswaldo Alonso. A Faculdade Interamericana de Educação na expansão da pós-graduação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.30, pp.82-94. ISSN 1413-2478.

Neste texto procuramos destacar e comentar aspectos substantivos da primeira fase do atual Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, oriundo de um projeto multinacional desenvolvido na forma de convênio entre o Governo Brasileiro e a Organização dos Estados Americanos (OEA), no período de 1970 a 1977. Esse Projeto que passa a ser denominado como Faculdade Interamericana de Educação (FIE) foi o responsável pela implantação e desenvolvimento de um dos primeiros programas de mestrado em educação no interior do Brasil. Para o entendimento sucinto de suas implicações para o processo de expansão da pós-graduação no Brasil, procuramos reconstruir sua trajetória a partir do contexto da Guerra Fria, das determinações da política de integração da OEA e da política de expansão da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Palavras-chave : Faculdade Interamericana de Educação; Política de Integração da OEA; Política de Pós-Graduação no Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )