SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue31A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saberAs tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PRETTO, Nelson  and  PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.31, pp.19-30. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa a sociedade contemporânea, a partir das transformações do mundo científico, tecnológico, cultural, social e educacional, com o objetivo de fazer uma crítica a este. Considera importante a re-aproximação entre a cultura e a educação, entendidas no plural, e destas com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Aborda os avanços das TIC e os movimentos de concentração na propriedade dos meios de comunicação de massa, faz a sua crítica, e apresenta as propostas em andamento na Faculdade de Educação da UFBA para a formação de professores, considerando a necessidade de se repensar o sistema educacional, principalmente no que diz respeito às questões curriculares. Destaca a importância do movimento do software livre, enquanto portador de filosofia centrada na cooperação e no trabalho coletivo, ressaltando a importância desse movimento para a educação.

Keywords : Tecnologia Educacional; Educação e Comunicação; Informática Educativa; Internet; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Software Livre.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )