SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número31As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídasEconomia e educação: a contribuição de Álvaro Vieira Pinto para o estudo histórico da tecnologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

GOMEZ ESPINOZA, Laura Macrina. El desplazamiento de prácticas impresas y la apropiación de prácticas digitales. Un estudio con alumnos del bachillerato tecnológico aprendiendo a usar la computadora en la escuela. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.31, pp.58-79. ISSN 1413-2478.

São apresentados os resultados de um projeto de pesquisa qualitativa centrado nas práticas de leitura e escrita de oito pares de alunos de ensino médio, que usam o computador. Com uma abordagem sociocultural, este trabalho analisa eventos alfabetizadores gravados em áudio e vídeo. As descobertas revelam como os alunos desenvolvem diversas práticas de leitura e escrita dependendo do tipo de produção e conhecimento que se requer para sua realização. Também explica como suas práticas são transformadas em processos de mudança do ambiente impresso para culturas digitais. O estudo conclui que as tecnologias da informação e comunicação abrem as portas para mundos com múltiplas formas de ler e escrever, numa relação complementar com o mundo impresso. Esta situação leva a considerar o papel da educação na formação de leitores/escritores críticos, versáteis, criativos e competentes.

Palabras clave : Práticas de Leitura e Escrita; Tecnologias de Informação e Comunicação; Computadores; Estudantes do Ensino Médio; Contexto Sociocultural; Pesquisa Qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )