SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadorasJuventude e poder local: um balanço de iniciativas públicas voltadas para jovens em municípios de regiões metropolitanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.226-237. ISSN 1413-2478.

O presente artigo trata da problemática das desigualdades educacionais, com longa tradição na sociologia da educação, e sobre a presença de estudantes de origem popular no ensino superior. O eixo central da análise contempla as desigualdades de acesso e de permanência no ensino superior. Os resultados apresentados estão apoiados em uma pesquisa, com duas fontes principais de informação: de natureza quantitativa, apoiada nas estatísticas dos candidatos inscritos no exame de acesso à universidade; em dados mais aprofundados, obtidos em entrevistas com 27 estudantes. A discussão do trabalho permite mostrar as contradições entre uma maior demanda da população pela elevação do nível escolar e as políticas de acesso e de permanência no sistema de ensino superior brasileiro.

Palavras-chave : Ensino Superior; Desigualdades Sociais e Educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )