SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questãoCurrículo como espaço-tempo de fronteira cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

STRECK, Danilo R.. A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.272-284. ISSN 1413-2478.

O artigo busca situar a educação popular no contexto da reconstrução da esfera pública na América Latina. A partir da volta às suas origens para identificar o lugar social e os espaços pedagógicos nos quais a educação popular se originou, argumenta que um traço distintivo dela é a própria busca, no mesmo sentido em que a identidade latino-americana se constitui como esse lugar de possibilidades. Analisa a seguir algumas estratégias pedagógicas clandestinas, assim entendidas por se caracterizarem como ausência ou ocultamento, respectivamente: pedagogia da sobrevivência, da resistência e da relação. No final, retorna à imagem do labirinto para definir as perplexidades - históricas e atuais - da educação popular.

Palavras-chave : Educação Popular; América Latina; Esfera Pública; Pedagogias Alternativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )