SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas?Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.285-296. ISSN 1413-2478.

A autora defende que o currículo precisa ser pensado como espaço-tempo de fronteira entre culturas, garantindo a centralidade da categoria cultura em detrimento do conhecimento, caro à pedagogia crítica e ainda hoje embasando as discussões do campo. Utiliza-se, na construção da argumentação, de discussões pós-coloniais, especialmente as contribuições de H. Bhabha, S. Hall e B. S. Santos. Conclui que tratar o currículo como entre-lugar cultural em que se expressam princípios do Iluminismo e do mercado, mas também alternativas geradas na ambivalência dos globalismos, pode permitir ao currículo rearticular sua dimensão política na contemporaneidade.

Palavras-chave : Currículo; Pós-Colonialismo; Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )