SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Currículo como espaço-tempo de fronteira culturalAs transformações na esfera pública e a ação ecológica: educação e política em tempos de crise da modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DIAS, Rosanne Evangelista  e  ABREU, Rozana Gomes de. Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.297-307. ISSN 1413-2478.

Neste estudo, focalizamos os discursos sobre o mundo do trabalho nos livros didáticos da área de ciências da coleção De olho no mundo do trabalho (editora Scipione), como parte de uma política curricular para o ensino médio. Entendemos a constituição de políticas curriculares como um processo de negociação complexo que inclui influência, produção e disseminação de textos circulantes que estão sujeitos à recriação contínua no contexto da prática (Ball). Analisamos como os discursos sobre o mundo do trabalho são apropriados e recontextualizados (Bernstein) na elaboração de livros didáticos e quais novos sentidos e significados são produzidos. Identificamos no discurso sobre a formação para o trabalho sentidos e significados que precisam ser refletidos pela comunidade educacional, considerando as relações estabelecidas entre os contextos econômico e educacional que resultam em formas de ensino e aprendizagem que acentuam o caráter de performatividade (Lyotard).

Palavras-chave : Ensino Médio; Livro Didático; Políticas Curriculares; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )