SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue32História intelectual e história da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

TRZESNIAK, Piotr. As dimensões da qualidade dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.346-361. ISSN 1413-2478.

Mencionam-se as circunstâncias do ambiente acadêmico que envolvem a necessidade de avaliação de periódicos científicos. Propõe-se o desdobramento da qualidade dos periódicos em quatro dimensões, duas já consagradas (técnico-normativa, ou forma, e de finalidade, ou conteúdo) e duas novas (processo produtivo e de mercado). As quatro têm sua independência discutida, são conceituadas, discriminadas e exemplificadas, citando-se casos em que são empregadas na prática. Analisa-se também um instrumento de avaliação de periódicos empregado pela área de educação pela óptica das quatro dimensões, nelas situando cada um dos 32 itens que o instrumento apresenta. Conclui-se com uma reavaliação "pós-aplicação" do desdobramento proposto; propostas de modificações no instrumento analisado, tendo em vista da análise dele efetuada; e uma rápida introdução às eventuais vantagens de empregar-se a visão das quatro dimensões também no âmbito dos periódicos eletrônicos.

Keywords : Qualidade de Periódicos Científicos; Avaliação de Periódicos Científicos; Periódicos Científicos Eletrônicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )