SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue33A radicalização do debate sobre inclusão escolar no BrasilO estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.406-423. ISSN 1413-2478.

O presente texto tem por objetivo discutir a organização escolar indicada pela reforma educacional brasileira dos anos de 1990. Compreendendo que a escola desempenha uma função social que vai além do repasse de conhecimento, e que a reorganização capitalista coloca sobre a educação um de seus focos, buscou-se perceber como essa reforma redefine a organização escolar a partir de três pontos-chave: gestão, formação de professores e inclusão. A educação especial e a formação de seus professores aparecem como expressão dessas relações. Observando que esses pontos estão articulados entre si, procurou-se explicitar como a reforma educacional propõe mudanças que objetivam, principalmente, a manutenção de sua lógica excludente.

Keywords : Organização Escolar; Gestão; Formação de Professores; Inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )