SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolarNovos textos e novos atores na formação profissional para surdos: rupturas ou permanências? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SILVA, Luciene M. da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.424-434. ISSN 1413-2478.

Discute as relações entre preconceito e deficiência. Tomo como referenciais fundamentais os estudos de T. Adorno e M. Horkheimer sobre preconceito, além das contribuições de autores como Lígia Amaral e José Leon Crochik. Para eles, o preconceito às pessoas com deficiência configura-se como um mecanismo de negação social, uma vez que suas diferenças são ressaltadas como uma falta, carência ou impossibilidade. A deficiência inscreve no próprio corpo do indivíduo seu caráter particular. O corpo deficiente é insuficiente para uma sociedade que demanda dele o uso intensivo que leva ao desgaste físico, resultado do trabalho subserviente; ou para uma construção de corporeidade que objetiva meramente o controle e a correção, em função de uma estética corporal hegemônica, com interesses econômicos. Nesse sentido, todos nós nos distanciamos cada vez mais da autonomia e da possibilidade de diferenciação, restando apenas a adaptação à situação existente, que se constitui em um esforço para aceitar a mentira necessária para a sobrevivência ou autopreservação.

Palabras clave : Diferença; Preconceito; Inclusão; Deficiência; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )