SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue33Um jogo de luz e de sombras: lógicas de ação no cotidiano escolarPor uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SILVA, Wagner Rodrigues. Subversão da exclusão escolar via mediação em atividade de produção textual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.470-786. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa o trabalho de mediação realizado pelo pesquisador durante uma atividade de reescrita de uma notícia por um aluno de uma 6ª série projeto,  caracterizada como fracassada pela visão fatalista da comunidade escolar. Investiga, desse modo, as possíveis implicações da assunção da noção de gênero discursivo como instrumento semiótico de mediação para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. A fundamentação teórica para a investigação realizada é oriunda basicamente de duas áreas de conhecimento: psicologia da educação e estudos da linguagem. Os resultados da pesquisa mostram as possibilidades de subversão da exclusão escolar através da mediação em atividade de produção textual.

Keywords : Gênero Discursivo; Letramento; Reescrita; Sociointeracionismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )