SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Um jogo de luz e de sombras: lógicas de ação no cotidiano escolarPor uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Wagner Rodrigues. Subversão da exclusão escolar via mediação em atividade de produção textual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.470-786. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa o trabalho de mediação realizado pelo pesquisador durante uma atividade de reescrita de uma notícia por um aluno de uma 6ª série projeto,  caracterizada como fracassada pela visão fatalista da comunidade escolar. Investiga, desse modo, as possíveis implicações da assunção da noção de gênero discursivo como instrumento semiótico de mediação para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. A fundamentação teórica para a investigação realizada é oriunda basicamente de duas áreas de conhecimento: psicologia da educação e estudos da linguagem. Os resultados da pesquisa mostram as possibilidades de subversão da exclusão escolar através da mediação em atividade de produção textual.

Palavras-chave : Gênero Discursivo; Letramento; Reescrita; Sociointeracionismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )