SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue33Subversão da exclusão escolar via mediação em atividade de produção textualCrianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevê author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SOUZA, Mauricio Rodrigues de. Por uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo Freire. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.487-496. ISSN 1413-2478.

O presente trabalho analisa as idéias de Malinowski e Paulo Freire, propondo algumas proximidades entre a antropologia e a pedagogia. Dentre as possibilidades resultantes de tal encontro, uma certamente merece destaque: a recomendação de que antropólogos e professores respeitem sempre o "saber-fazer" comunitário e previamente adquirido por seus respectivos outros, alunos ou "nativos", enquanto um verdadeiro ponto de partida para a construção da ciência. Desta maneira, pode-se pensar que em ambas as disciplinas o conhecimento caminha junto a um respeito pela alteridade, lição esta que elas devem partilhar não somente com outras áreas do saber, mas especialmente com a comunidade mais ampla.

Keywords : Educação; Antropologia; Conhecimento e Alteridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )