SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Por uma educação antropológica: comparando as idéias de Bronislaw Malinowski e Paulo FreireSobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DUARTE, Rosália; LEITE, Camila  e  MIGLIORA, Rita. Crianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevê. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.497-510. ISSN 1413-2478.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 2004, que teve como objetivo descrever e compreender as relações que as crianças estabelecem com a televisão, pelo ponto de vista delas. O estudo teve como suporte empírico textos escritos por mais de quatrocentas crianças da Região Sudeste, com idades entre 8 e 12 anos, nos quais elas expressam o que pensam sobre o que vêem na tevê. Os procedimentos analíticos dos textos das crianças foram estruturados a partir de eixos temáticos extraídos deles. Este artigo privilegia o tema "o que as crianças pensam sobre o que aprendem com a tevê".

Palavras-chave : Crianças; Televisão; Significação; Valores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )