SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Crianças e televisão: o que elas pensam sobre o que aprendem com a tevêTramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

MIRANDA, Marilia Gouvea de  y  RESENDE, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.511-518. ISSN 1413-2478.

A pesquisa-ação, uma modalidade de pesquisa muito utilizada na educação, é abordada na perspectiva de suas contribuições e de seu duplo risco: o praticismo e a instrumentalização da teoria. O artigo parte de ampla discussão sobre as condições e possibilidades do conhecimento nas ciências sociais no mundo moderno, para situar a pesquisa-ação como uma proposta de pesquisa e intervenção na realidade social. Após uma exposição da trajetória da pesquisa-ação, distingue duas grandes tendências de releitura dessa modalidade de pesquisa nos dias atuais: as abordagens francesa e canadense, destacando-se, respectivamente, René Barbier e André Morin; e a abordagem australiana, cujos principais expoentes são Wilfred Carr e Stephen Kemmis.

Palabras clave : Pesquisa-Ação; Pesquisa Educacional; Teoria e Prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )