SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue33Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismoDemocracia e movimentos instituintes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.33, pp.519-539. ISSN 1413-2478.

Os programas e projetos na área da educação de jovens e adultos, na contemporaneidade, vêm revelando formas de compreender e apreender sentidos e necessidades dos variados públicos que os buscam, e intentando fazer cumprir, mais do que a perspectiva do aprender por toda a vida, o direito à educação sistematicamente negado a tantos na população brasileira. Com essa premissa inicial, a pesquisa explorou os modos como as propostas de atendimento de seis entidades - públicas, não-governamentais, de movimento social e do Sistema S (SESC, SESI, SENAR) - têm enunciado as formulações na área e realizado práticas, visando a compreendê-las na história política nacional e internacional da educação de jovens e adultos, assim como as conexões, sentidos, nexos, articulações e imbricações que se produzem entre elas, para além dos limites das entidades, no complexo tecido social. Na perspectiva do direito, procurou-se penetrar nos diferentes níveis de realidade, possibilitando assim fazer emergir as produções subjacentes aos programas e projetos, com vista a cartografar a complexidade com que se fazem as práticas, e evidenciando elementos constituintes e instituidores de suas concepções.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Direito à Educação; Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )