SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue34Só de corpo presente: o silêncio tácito sobre cor e relações raciais na formação de professoras no estado do ParáTrabajo infantil e inasistencia escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SOMMER, Luís Henrique. A ordem do discurso escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.57-67. ISSN 1413-2478.

Este artigo toma elementos de uma análise de discurso foucaultiana e examina práticas discursivas escolares que circulam na escola fundamental. Trata-se de problematizar certos conceitos, certas regularidades enunciativas, e demonstrar sua implicação no ordenamento de nossas salas de aula e na regulação das práticas docentes. O trabalho é orientado pela hipótese de que há certa ordem do discurso escolar. Isto é, há determinadas regras que sancionam e/ou interditam a produção e a circulação de práticas discursivas escolares. Ao mesmo tempo, a circulação, a disseminação, o compartilhamento de certos enunciados que compõem essas práticas discursivas têm efeitos na produção das identidades das professoras, nas suas formas de enxergar a sala de aula, os alunos, a educação, enfim, na própria materialização da educação escolar. Os dados analisados neste trabalho foram obtidos por meio de entrevistas, feitas com professoras de ensino fundamental da rede pública de duas cidades do Rio Grande do Sul. Ao analisar a ordem do discurso escolar, aponto a harmonia existente entre o dito e o feito na escola pública de ensino fundamental.

Keywords : Educação Fundamental; Análise de Discurso; Michel Foucault.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )