SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número34Estratégias sociais e educação prisional na Europa: visão de conjunto e reflexõesNos fios de Ariádne: cartografia da relação saúde-trabalho numa escola pública de Vitória-ES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ROLDAO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.94-103. ISSN 1413-2478.

Analisa-se a especificidade da função de ensinar enquanto caracterizadora da actividade do professor e examina-se a evolução e pluralidade de sentidos associados ao conceito de ensinar e suas implicações no desenvolvimento profissional dos docentes ao longo da evolução histórica da actividade. Em um segundo momento, analisa-se também a natureza do conhecimento específico necessário ao desempenho da função de ensinar, procurando dar conta das teorizações existentes acerca desse conhecimento, e propondo e discutindo um conjunto de caracterizadores distintivos desse saber que a autora designa como geradores de especificidade. A proposta do trabalho situa-se no quadro de uma valorização da dimensão analítica e teorizadora da acção de ensinar por parte do professor, no sentido de desenvolvimentos futuros da docência que possam reforçar a afirmação social da profissionalidade dos docentes.

Palabras clave : Função Docente; Formação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )