SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue34Função docente: natureza e construção do conhecimento profissionalFrações burguesas em disputa e a educação superior no Governo Lula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MASCARELLO, Marinete Rosa Pereira  and  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Nos fios de Ariádne: cartografia da relação saúde-trabalho numa escola pública de Vitória-ES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.104-119. ISSN 1413-2478.

Trata-se de estudo qualitativo abordando as relações entre saúde e trabalho de professores de uma escola da rede pública na cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Seu objetivo foi cartografar as vivências de prazer e sofrimento dos docentes, principalmente as estratégias criadas para defenderem- se das nocividades do ambiente de trabalho e produzirem saúde. Afirma a indissociabilidade entre modos de trabalhar e modos de subjetivar, e constata que a deterioração do sistema público de ensino tem produzido seus efeitos no trabalho do professorado, comprometendo a saúde desses profissionais e gerando, muitas vezes, seu afastamento das funções por meio de licenças médicas ou mesmo abandono da profissão. Procura dar visibilidade às ações que apontam para a recriação do trabalho, mesmo dentro de condições adversas.

Keywords : Produção de Subjetividade; Trabalho Prescrito e Real; Saúde e Doença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )