SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue35Índice de desenvolvimento infantil no Brasil: uma análise regionalA Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.241-252. ISSN 1413-2478.

Neste artigo, analisam-se processos históricos de mudança de paradigma curricular na Inglaterra a partir de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo autor ao longo dos últimos 20 anos. Os estudos do autor a respeito de história das disciplinas escolares permitem, entre outras caracterizações, reconhecer que a relação entre currículo prescritivo e a aprendizagem primária de um conteúdo predeterminado é um jogo que está chegando ao fim. Em busca de outras possibilidades analíticas, desenvolvem-se argumentações que configuram o início de uma nova especificação para entender as variadas dimensões do campo do currículo, e que está associada à aprendizagem narrativa e ao capital narrativo, conceituações detalhadas no artigo.

Keywords : Currículo; Narrativa; História de Vida; História das Disciplinas Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )