SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Currículo, narrativa e o futuro socialSaberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CHAVES, Miriam Waidenfeld. A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.253-267. ISSN 1413-2478.

É lícito afirmar que durante a década de 1930 a escola, articulada à esfera nacional, torna-se espaço de produção e disseminação dos novos valores da modernidade. Nesse sentido, este texto procura salientar que o pan-americanismo se constituía em um desses principais valores que compunham a cultura escolar da Escola Argentina, no antigo Distrito Federal. Mostra ainda que a relação da escola com a nação argentina era um aspecto relevante não apenas para a referida instituição, mas também para o próprio país. Metodologicamente, por meio de uma leitura semiótica do nome da escola e de uma análise de discurso sobre o modo como os alunos, pais, professores e diretores entendem a relação da escola com a nação argentina, salientam-se as estratégias discursivas utilizadas por esses mesmos agentes sociais, objetivando a fabricação de uma imagem idealizada da própria relação Brasil-Argentina.

Palavras-chave : Escola Argentina; Nação Argentina; Pan-Americanismo; Anos de 1930.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )