Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
CUNHA, Marcus Vinicius da and SACRAMENTO, Leonardo Freitas. Os gregos nas estratégias argumentativas de John Dewey. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.278-289. ISSN 1413-2478.
O presente trabalho analisa as referências feitas por John Dewey à filosofia e à vida social da Grécia clássica no livro Democracia e educação, as quais são relacionadas a concepções de sociedade, conceituações filosóficas e proposições educacionais. O objetivo é elucidar o modo como Dewey apropria-se dos gregos na composição dos argumentos que dão sustentação às teses que deseja comunicar a seus leitores. Os recursos analíticos empregados baseiam-se no estudo das práticas retóricas e dialéticas desenvolvido por Perelman e Olbrechts-Tyteca em seu Tratado da argumentação: a nova retórica e na crítica da forma silogística elaborada por Toulmin no livro Os usos do argumento.
Keywords : John Dewey; Filosofia Grega; Discurso Pedagógico; Retórica.