SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970)Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CUNHA, Marcus Vinicius da  e  SACRAMENTO, Leonardo Freitas. Os gregos nas estratégias argumentativas de John Dewey. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.278-289. ISSN 1413-2478.

O presente trabalho analisa as referências feitas por John Dewey à filosofia e à vida social da Grécia clássica no livro Democracia e educação, as quais são relacionadas a concepções de sociedade, conceituações filosóficas e proposições educacionais. O objetivo é elucidar o modo como Dewey apropria-se dos gregos na composição dos argumentos que dão sustentação às teses que deseja comunicar a seus leitores. Os recursos analíticos empregados baseiam-se no estudo das práticas retóricas e dialéticas desenvolvido por Perelman e Olbrechts-Tyteca em seu Tratado da argumentação: a nova retórica e na crítica da forma silogística elaborada por Toulmin no livro Os usos do argumento.

Palavras-chave : John Dewey; Filosofia Grega; Discurso Pedagógico; Retórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )