SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue35Os gregos nas estratégias argumentativas de John DeweySemicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.290-299. ISSN 1413-2478.

Neste trabalho, discuto, as relações entre mídia e trabalho pedagógico escolar, tratando de modos de existência contemporâneos em que práticas cotidianas se transformam, particularmente no que se refere às nossas experiências com os saberes, às formas de inscrever-nos no social, de escrever, de falar, de pensar o mundo e a nós mesmos. Tais práticas dizem respeito, basicamente, ao encantamento com as "novas tecnologias", ao excesso e acúmulo de informações, a uma cultura da imagem, à velocidade das comunicações, a novas percepções de tempo, memória e história, à miscigenação de linguagens nas diferentes máquinas de produção de imagens, entre outras. Trato de contribuições da filosofia de Bergson, Foucault e Badiou, pertinentes aos estudos sobre imagens audiovisuais, articulando-as a trabalhos sobre cinema, vídeo e televisão, como os de Dubois e Silverstone, a fim de mostrar a relevância de trazer os materiais midiáticos para o debate no interior das práticas pedagógicas contemporâneas.

Keywords : Mídia; Imagem; Práticas Pedagógicas; Tecnologias da Informação e da Comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )