SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Os gregos nas estratégias argumentativas de John DeweySemicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.290-299. ISSN 1413-2478.

Neste trabalho, discuto, as relações entre mídia e trabalho pedagógico escolar, tratando de modos de existência contemporâneos em que práticas cotidianas se transformam, particularmente no que se refere às nossas experiências com os saberes, às formas de inscrever-nos no social, de escrever, de falar, de pensar o mundo e a nós mesmos. Tais práticas dizem respeito, basicamente, ao encantamento com as "novas tecnologias", ao excesso e acúmulo de informações, a uma cultura da imagem, à velocidade das comunicações, a novas percepções de tempo, memória e história, à miscigenação de linguagens nas diferentes máquinas de produção de imagens, entre outras. Trato de contribuições da filosofia de Bergson, Foucault e Badiou, pertinentes aos estudos sobre imagens audiovisuais, articulando-as a trabalhos sobre cinema, vídeo e televisão, como os de Dubois e Silverstone, a fim de mostrar a relevância de trazer os materiais midiáticos para o debate no interior das práticas pedagógicas contemporâneas.

Palabras clave : Mídia; Imagem; Práticas Pedagógicas; Tecnologias da Informação e da Comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )