SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue35Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicasO papel da Igreja nos primórdios da educação dos surdos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

BUENO, Sinésio Ferraz. Semicultura e educação: uma análise crítica da revista Nova Escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.300-307. ISSN 1413-2478.

Em suas obras, os filósofos da teoria crítica desenvolveram reflexões muito importantes acerca da sociedade capitalista do pós-guerra, apresentando um potencial pedagógico intrínseco, especialmente por meio dos conceitos adornianos de semicultura e indústria cultural. Este trabalho pretende utilizar tais conceitos para analisar criticamente o conteúdo editorial da revista Nova Escola, da editora Abril. Como esse é um periódico de grande circulação nas escolas públicas brasileiras, essa análise poderá esclarecer a intersecção entre educação e indústria cultural, reflexão que se faz urgente quando consideramos que essa relação atualmente é condicionada pelos imperativos do Estado mínimo neoliberal.

Keywords : Teoria Crítica; Semicultura; Nova Escola; Indústria Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )