SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Missionárias norte-americanas na educação brasileira: vestígios de sua passagem nas escolas de São Paulo no século XIXEspaços de participação e escolarização de trabalhadores rurais: construção ou destituição do direito à educação no campo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

BURNIER, Suzana et al. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.35, pp.343-358. ISSN 1413-2478.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.

Palabras clave : Educação Profissional; História de Vida; Magistério; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )