SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Comitê Científico da ANPEd: memórias, desafios e conquistas de uma ação construída em parcerias múltiplas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SOUSA, Sandra Zákia  y  BIANCHETTI, Lucídio. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.36, pp.389-409. ISSN 1413-2478.

Resultante de debate ocorrido, em maio de 2007, entre sócios da ANPEd com atuação destacada na criação, organização, gestão e nos rumos da associação, o artigo apresenta, a partir de uma retrospectiva histórica, algumas visões acerca do movimento da pós-graduação e da pesquisa em educação no Brasil. A ênfase recai nos encaminhamentos assumidos pela ANPEd, a partir de aspectos relacionados a sua organização interna, bem como a sua articulação com órgãos governamentais, grupos da sociedade civil e outras associações acadêmicas e científicas. Além dos resgates, a análise apresenta perspectivas para a consolidação e ampliação de iniciativas da ANPEd, no sentido de fortalecer sua atuação como indutora da melhoria da qualidade da pesquisa e da formação pós-graduada. Em especial, destaca o protagonismo da associação, como interlocutora na formulação e implementação de políticas públicas de educação.

Palabras clave : ANPEd; Pós-Graduação em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )