SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue36Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafiosO silêncio é de ouro e a palavra é de prata?: Considerações acerca do espaço da oralidade em educação de jovens e adultos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

MORAIS, Christianni Cardoso. Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, 1731-1850. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.36, pp.493-504. ISSN 1413-2478.

Neste artigo busca-se analisar as relações estabelecidas entre escravos e excativos (forros) com a cultura escrita, a partir de um recorte de longa duração (1731-1750) e de um levantamento quantitativo de documentos produzidos na Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais. As assinaturas foram elevadas ao estatuto de fontes para inferir os graus de letramento daqueles capazes de firmar seus nomes. As capacidades autográficas foram coletadas em processos-crime e testamentos, tendo sido as chancelas originais qualificadas com o auxílio de uma escala de assinaturas. Outras fontes analisadas foram as notícias de venda ou fuga de escravos, publicadas em um periódico do Oitocentos, uma vez que alguns anúncios informavam se os escravos sabiam ler e escrever. Ao longo do período analisado, percebeu-se uma continuidade na posse das tecnologias de leitura e escrita por parte dos homens que exerciam ofícios especializados, como os alfaiates, pedreiros e carpinteiros.

Keywords : Escravidão; Cultura Escrita; Graus de Letramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )