SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, 1731-1850O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SOUZA, Janine Fontes de  y  MOTA, Kátia Maria Santos. O silêncio é de ouro e a palavra é de prata?: Considerações acerca do espaço da oralidade em educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.36, pp.505-514. ISSN 1413-2478.

Este artigo objetiva estabelecer parâmetros comparativos sobre a escrita e a oralidade, com base nos estudos sociolingüísticos. Ao mesmo tempo, apresenta novas perspectivas sobre a pedagogia da oralidade em educação de jovens e adultos, vinculada às necessidades comunicativas dos alunos na sociedade contemporânea. Enfoca o diálogo, a interação verbal e a competência comunicativa como componentes essenciais da educação lingüística. Compreendendo a fala como ferramenta primordial para a expressão de pensamentos, crenças e atitudes, assim como espaço de fortalecimento de identidade e direito social na formação de cidadania, as autoras posicionam-se criticamente sobre as práticas metodológicas do ensino da oralidade nas escolas.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Oralidade; Interação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )