SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número37Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferençaComplexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GATTI, Bernardete A.. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.57-70. ISSN 1413-2478.

Esse artigo discute a forma como processos de educação continuada, presenciais ou a distância, têm sido implementados no contexto das políticas educacionais da União, de estados e municípios, na última década. Mostra a multiplicidade de iniciativas desenvolvidas em diferentes modalidades metodológicas, visando variados tipos de formação, com foco em professores de diversos níveis de ensino e suas especialidades. Coloca a questão no contexto internacional pela exposição de vários documentos de organismos internacionais. Discute o papel da legislação brasileira, o impulso que propiciou às iniciativas de educação continuada no Brasil, os problemas que emergiram e as novas legislações emergentes.

Palavras-chave : Educação Continuada; Política Educacional; Legislação Educacional; Formação de Professores; Educação a Distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )