SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue37Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última décadaImagens de um lugar de memória da educação nova: Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos de 1930 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.71-83. ISSN 1413-2478.

O artigo discute a potencialidade de alguns princípios, elaborados por cientistas de diferentes áreas, no resgate de um sentido do conhecimento para a vida, elo perdido com a prática de sua fragmentação. Tais princípios são: princípio holográfico (David Bohm/Edgar Morin), princípio de complementaridade dos opostos (Niels Böhr), princípio da transdisciplinaridade (Basarab Nicolescu), princípio da incerteza (Werner Heisenberg) e princípio da autopoiese (H. Maturana e F. Varela). Esses princípios estão integrados à teoria da complexidade e transdisciplinaridade.

Keywords : Educação; Complexidade; Transdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )