SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número37O cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a históriaRelação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FREITAS, Maria Teresa Menezes  y  FIORENTINI, Dario. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.138-149. ISSN 1413-2478.

Esse estudo teve como objetivo investigar como futuros professores da licenciatura respondem à experiência de uma disciplina de formação matemática que privilegia o registro escrito discursivo e reflexivo. A pesquisa foi orientada pelas questões: que contribuições a inserção de diferentes formas de comunicação, especialmente a escrita, em uma disciplina de geometria, traz à formação e ao desenvolvimento profissional do futuro professor? Como acontece, nesse processo, a constituição da identidade profissional? A investigação narrativa foi eleita como método de pesquisa, contando com registros etnográficos, entrevistas, relatórios e mensagens pela internet. Subsidiada teoricamente pelos estudos histórico-culturais, a aproximação do movimento de formação dos alunos/professores iniciou-se em 2003, prolongando-se até 2005. O texto traz uma das narrativas de formação, evidenciando aspectos importantes da presença da escrita na constituição pessoal e profissional do professor.

Palabras clave : Formação de Professores de Matemática; Narrativas de Formação; Escrita na Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )