SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38As organizações não-governamentais de desenvolvimento local e a sua prática educativa de adultos: uma análise no norte de PortugalAs práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FERREIRA, Fernando Ilídio. Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.239-251. ISSN 1413-2478.

No contexto das reformas educativas iniciadas em Portugal nos anos de 1980, a formação contínua de professores teve forte incremento, associado a financiamentos avultados da União Européia e a uma lógica de oferta e procura induzida por um enquadramento legal que estabeleceu uma ligação entre a formação e a progressão na carreira. Neste artigo, defende-se que esse incremento não teve equivalente na transformação das concepções e práticas de formação, gerando até lógicas contrárias aos princípios participativos e emancipatórios da educação de adultos. A formação desenvolveu-se predominantemente à imagem do modelo formal e académico da escolarização e com influências de políticas de racionalização das reformas educativas. Nas primeiras secções do artigo, abordam-se essas lógicas, salientando-se seus efeitos nas subjectividades dos professores. Em seguida, abordam-se concepções alternativas, considerando a formação contínua numa perspectiva de educação de adultos e pressupondo, assim, outro tipo de relação dos professores com a formação.

Palavras-chave : Reformas Educativas; Formação de Professores; Subjectividades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )