SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Reformas educativas, formação e subjectividades dos professoresHistoriografia e significação histórica em Fernando de Azevedo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de  y  FERREIRA, Andréa Tereza Brito. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.252-264. ISSN 1413-2478.

Este trabalho buscou analisar como as práticas de alfabetização se têm caracterizado atualmente, tomando como eixo de investigação a "fabricação" do cotidiano escolar por professoras do 1º ano do primeiro ciclo da prefeitura da cidade do Recife. No campo teórico, apoiamo-nos em dois modelos distintos que analisam a dinâmica da construção/produção dos saberes escolares: o da transposição didática e o da construção dos saberes da ação. Para registrar como as professoras estavam transpondo as "mudanças didáticas" relacionadas à alfabetização para suas práticas de ensino e como "fabricavam" suas práticas pedagógicas cotidianas, utilizamos a observação de aulas como procedimento metodológico. As práticas das professoras quanto ao ensino do sistema de escrita alfabético foram classificadas em dois tipos: sistemática e assistemática. Os dados analisados reforçam nosso entendimento de que é na dinâmica da sala de aula que as professoras recriam as orientações oficiais e acadêmicas.

Palabras clave : Alfabetização; Cotidiano Escolar; Prática de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )