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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. Historiografia e significação histórica em Fernando de Azevedo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.265-278. ISSN 1413-2478.

Buscou-se investigar as razões históricas relativas aos eventos e aos conceitos que levaram Fernando de Azevedo, em sua obra A cultura brasileira, a posicionar-se em defesa das reformas educacionais implementadas pelo Estado Novo, em grande medida em contraposição a formulações defendidas na primeira metade dos anos de 1930, especialmente no Manifesto dos Pioneiros. Num segundo momento, procurou-se entender o porquê do paradoxo entre esses dois momentos. O método, inicialmente, foi desenvolver um exercício de hermenêutica sobre a textualidade do autor naquela obra, querendo compreender o que o leva a um entusiasmo com aquelas reformas que, aos olhos de hoje, nos parece despropositado. Para estabelecer o confronto entre pontos de vista do próprio autor, trabalhou-se sobre três aspectos: 1) o papel da União nos sistemas de ensino; 2) a questão da nacionalização da educação; 3) a visão de ensino profissional.

Palabras clave : Moderno e Tradicional; Sentido de Existência; Historiografia das Idéias.

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