SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Historiografia e significação histórica em Fernando de AzevedoAs aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FERREIRA, Márcia Santos. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.279-292. ISSN 1413-2478.

O Centro Brasileiro e os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais foram criados na estrutura do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) em 1955, com o propósito principal de incentivar o desenvolvimento de pesquisas em ciências sociais sobre questões relacionadas à educação brasileira. Esses centros promoveram a realização de pesquisas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Pelas pesquisas desenvolvidas, sobretudo entre os anos de 1956 e 1961, os centros do INEP obtiveram a colaboração de um diversificado grupo de cientistas sociais que sugeriram interpretações, algumas vezes inovadoras, sobre as relações entre a educação escolarizada e as mudanças sociais que se processavam, em diferentes ritmos, nas diversas regiões brasileiras naquele momento histórico.

Palavras-chave : Educação Brasileira; Pesquisa Educacional; Ciências Sociais; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )