SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no BrasilAulas compartilhadas na formação de licenciandos em matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SALES, Luís Carlos  e  PASSOS, Guiomar de Oliveira. As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.293-305. ISSN 1413-2478.

Neste trabalho são investigadas as representações sociais presentes nas apreciações de escolas feitas por pais entrevistados por Sales (2000) em pesquisa sobre "o valor simbólico do prédio escolar". Objetiva-se identificar elementos para um conceito de ensino de qualidade, buscando o que está subjacente a essas apreciações. O material explorado consiste num corpus formado por depoimentos de pais de estudantes do ensino fundamental e médio de Teresina (PI) e Natal (RN), destacando os critérios de julgamento envolvidos na classificação das escolas, ou seja, os princípios norteadores da ação. Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente e avançado; seletividade e professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar e dissimular relações reais que estão em estreita ligação com o sistema social de que fazem parte.

Palavras-chave : Representações Sociais; Ensino de Qualidade; Escola de Qualidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )