SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolaresInclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOARES, Eduardo Sarquis  e  GOULART, Maria Inês Mafra. Aulas compartilhadas na formação de licenciandos em matemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.38, pp.306-324. ISSN 1413-2478.

Este artigo descreve e analisa uma experiência inserida no processo de formação de alunos de licenciatura. São sujeitos da pesquisa quatro licenciandos de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor de prática de ensino de matemática da mesma universidade, a professora e os alunos de uma turma da sétima série do ensino fundamental. Os licenciandos planejaram duas aulas de geometria e compartilharam a posição de professor com os demais professores. O compartilhamento das aulas seguiu uma proposta teórico-metodológica, coteaching, difundida na literatura acadêmica. As aulas foram filmadas e um episódio foi selecionado para análises posteriores. Em três sessões separadas, as análises incluíram todos os sujeitos participantes. Os resultados obtidos destacam a importância de aprendizagens que só ocorrem na atuação prática e sugere a utilização da metodologia de maneira mais ampla na formação de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Coteaching; Práxis; Ensino de Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )