Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
BARRETO, Raquel Goulart and LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.423-436. ISSN 1413-2478.
O artigo discute as mudanças na educação superior produzidas pela recontextualização do discurso do Banco Mundial no Brasil, considerando os modos pelos quais as condicionalidades estabelecidas têm sido convertidas em práticas políticas. Está estruturado em duas partes. A primeira, centrada na materialidade do discurso, analisa as publicações que o banco identifica como chave para a educação superior, a partir das marcas constitutivas do "discurso das emergências". A segunda parte aborda a materialidade do novo imperialismo, explicita as contradições que o sustentam e focaliza as condições de produção do deslocamento do modelo universitário para o terciário.
Keywords : Discurso; Novo Imperialismo; Recontextualização; Educação Superior.