SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39El perfeccionamiento docente en Chile (1990-2007): estado versus mercado?Rebeldia e democracia na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

COSTA, Marcio da. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.39, pp.455-469. ISSN 1413-2478.

Este trabalho explora diferenças entre escolas públicas integrantes da mesma rede de ensino. É parte de um projeto de investigação que busca compreender os elementos que conferem diferenciação a estabelecimentos de ensino que, submetidos à mesma autoridade e às mesmas regras, integrando os mesmos sistemas e dispondo de recursos equivalentes, apresentam considerável disparidade em muitos aspectos e gozam de reputações claramente opostas. Nosso esforço, ancorado em literatura de pesquisa voltada à diferenciação do efeito das escolas (school matters, school effects) e à efetividade escolar (school effectiveness), compõe-se do estudo de caso em seis escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, organizadas em pares, em três diferentes regiões geográficas - e socioeconômicas. Cada par foi escolhido procurando contemplar escolas que usufruem prestígio claramente oposto, localizadas em áreas próximas, podendo atender a populações assemelhadas. Os resultados revelam um complexo sistema de hierarquias socioeconômicas, culturais e educacionais entrelaçadas.

Palavras-chave : Prestígio Escolar; Hierarquias Escolares; Sociologia da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )